Dragões e Companhia

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É um ambiente de aprendizagem desenvolvido a partir do software Floresta Mágica.

Dragões e Companhia O Dragões inclui diversos jogos prontos a usar e modificar, podendo, ainda, o utilizador criar os seus próprios jogos. Estratégia, resolução de problemas, criatividade, raciocínio lógico e sentido estético são algumas das competências moblizadas. Esta nova versão apresenta-se mais complexa e com novas ferramentas, o que a torna mais indicada para jovens entre os 9 e os 15 anos (ou mais) [4º ano do 1º ciclo, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico]. Incorpora um sintetizador de voz em Português Europeu (Amália) de excelente definição, o que permite dar voz a qualquer personagem, através de um texto escrito. Este produto foi desenvolvido em Imagina, num projeto realizado em parceria com a editora britânica Logotron.

Folheto informativoConhecer melhor

Como funciona?Como funciona

O programa utiliza uma linguagem de programação iconográfica muito simples, o que faz com que os jovens possam definir e alterar as regras que regem os comportamentos que os objetos apresentam em cada jogo. O Dragões & Companhia possui também um conjunto rico e variado de cenários, inúmeros objetos e um conjunto de personagens que irão permitir criar jogos onde o limite é a imaginação dos seus autores.

Como se podem definir regras para controlar objetos?

Dragões e Companhia 2 De um modo visual atrativo e simples, é possível construir "frases" que definirão condições e ações que regem o comportamento de cada objeto. A essas “frases” chamamos de “regras” e são elas que indicam como é que o objeto se irá deslocar no ecrã relacionando-se com outros objetos ou indicando o modo de controlo pelo(s) jogador(es). A cada objeto podem associar-se várias Regras. Estas são definidas através de Pedras, que são ícones desenvolvidos para o programa, e que podem ser colocadas nos papiros pertencentes a cada objeto. Uma Regra pode conter:
  • uma Pedra Condição (pedra castanha), seguida de uma ou mais Ações, uma Pedra Condição (pedra castanha), seguida de uma ou mais Ações,
  • uma ou mais Ações (pedra beje), sem qualquer condição (equivalente à condição Sempre),
  • uma só Pedra de Controlo (pedra azul).
Para definir uma nova regra, é necessário:
  • clicar com o botão direito do rato em cima do objeto pretendido;
  • abrir o primeiro papiro (mapa) que aparece, clicando no Objeto com o botão direito do rato;
  • apanhar as pedras pretendidas na Caixa das Pedras e encaixá-las no papiro, começando, normalmente, por uma pedra castanha escura (Condição).

Quais os tipos de pedras que existem?Dragões e Companhia

As características dos objetos são definidas por vários tipos de Pedras. Existem três tipos de Pedras:
  • Pedras de Condição (pedra castanha escura): Pedra que inicia uma regra. Função na regra: "Quando condição N…". Estas deverão ser as primeiras a ser colocadas no papiro. Para completar a frase, é necessário colocar pedras que definam Ações (pedras beje).
  • Pedras de Ação (pedra beje): Pedras que dão continuidade à condição. Aparecem numa regra logo após a uma condição. Função na regra: " ... executa a ação X". Possuem um encaixe convexo para encaixar nas pedras de condição, que têm um encaixe côncavo, de forma a construir regras do tipo: "Quando condição N, então executa ação X".
  • Pedras de controlo (pedra azul): Pedras que indicam como determinado objeto vai ser controlado, se através do teclado, do rato ou de joystick.
O formato dos ícones foi estudado e sucessivamente aperfeiçoado ao longo de três anos, no âmbito do projeto europeu Playground. As reações e contributos das crianças dos grupos experimentais foram tidos em conta na sucessiva reformulação dos ícones das Pedras. O seu design foi melhorado, foram acrescentadas novas funções, mais complexas, bem como novas Pedras relativamente ao software Floresta Mágica.

Quais as ferramentas disponíveis?

Dragões e Companhia 3 Nas margens superior, lateral direita e inferior do ecrã encontram-se puxadores. Cada um abre um menu onde estão disponíveis várias ferramentas.
  • Puxador dos ficheiros: Situa-se no lado superior do ecrã e permite o acesso às funções mais elementares: novo, abrir, gravar, imprimir e sair.
  • Puxador das Caixas: Ao clicar no Puxador localizado no lado direito do ecrã, surge um menu que permite o acesso a várias Caixas onde estão disponíveis diferentes botões e ao botão para criar um novo objeto.
  • Puxador das Páginas: Situa-se no lado inferior do ecrã e permite navegar e organizar as várias páginas do jogo. Também é possível inserir uma nova página, alterar o cenário das páginas bem como a sua posição através do gestor de páginas. Para alterar a posição das páginas, basta selecionar uma delas e reposicioná-la noutro local, tal como num programa de apresentações.
Existem ainda outras ferramentas:
  • Caixa das Ferramentas, onde se tem acesso aos botões: copiar, borracha, configurar objetos, escrever e falar.
  • Caixa das Pedras, onde se tem acesso aos vários tipos de Pedras: Condição, Ação e Controlo.
  • Caixa dos Objetos , onde se tem acesso a objetos já programados: Carro, Contador, Mocho maluco, o Tempo e o Temporizador.
  • Caixa de Pintura onde se tem acesso a uma palete de cores e a várias ferramentas de desenho.
  • Novo objeto: Permite introduzir um novo objeto no ecrã, abre a Caixa das Propriedades do Objeto onde se pode alterar: direção de movimento, tamanho, velocidade e imagem. Estão disponíveis várias categorias de objetos: As minhas animações, Animais, Cartas, Casa, Chaves, Comida, Espaço, Formas Geométricas, Medieval, Natureza, Objetos, Personagens, Tempo e Veículos.
É importante salientar que os jovens utilizadores podem sempre:
  • Criar os seus próprios objetos.
  • Criar os seus próprios cenários.
  • Gravar os seus próprios sons que são utilizados através da Pedra toco um som.

Se tiver outro tipo de perguntas, existe um manual que possa ser consultado?Manual

O Dragões & Companhia inclui um Manual em formato HTML que é instalado com o software. Este contém a descrição, objetivos e competências envolvidas no programa; a definição de todas as ferramentas do programa; sugestões para a utilização e criação de novos jogos. É possível consultar o manual aqui:

Quais as competências que o software permite desenvolver?Puzzle

É um ambiente integrado de aprendizagem que permite desenvolver algumas competências curriculares básicas:
  • Capacidade de observação, resolução criativa de problemas, experimentação e produção;
  • Planificação, desenvolvimento e apresentação de projetos, recorrendo ao uso da tecnologia;
  • Simulação de fenómenos;
  • Compreensão de sistemas baseados em regras;
  • Estratégias de antecipação e previsão de resultados;
  • Pensamento lógico-matemático;
  • Aquisição de competências de programação, através de uma “linguagem orientada a objetos”;
  • Interação com os outros sem perder a individualidade e autenticidade;
  • Capacidade de se pronunciar criticamente em relação à sua própria produção, bem como à dos outros.

Quais os requisitos mínimos para poder utilizar este software?Requisitos mínimos

  • PC 600Mhz com Windows 2000/XP
  • 256Mb de Ram, 600Mb de espaço livre no disco
  • Placa gráfica de 16 bits (ou superior)
  • Resolução mínima do ecrã: 800 x 600 (resolução recomendada: 1024 x 768)
  • Leitor de Cd-Rom
  • Rato (ou outro dispositivo equivalente)
  • Placa de som e Joystick recomendados

Quais as formas de licenciamento do software?Licenciamento

As licenças de software disponíveis são:
  • Licença única (inclui manual em papel e/ou formato digital): permite instalação num computador
  • Pacotes de licenças: preços sob consulta
Consulte-nos para info@imagina.pt para saber os preços para mais licenças ou para lhe apresentar uma solução para o seu caso.

49.20 €
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